segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Teatro da Vida

Cada personagem de nossas estórias leva um aspecto de nossa alma. Não existe estória sem contexto. O niilismo sempre será conceitual. Não existe vida sem sentido, e não existe sentido sem um palco, atores e platéia. Eis o motivo de todo filósofo se referir a existência como o “teatro da vida”.

Neste teatro, quantas pessoas convidamos a participar da nossa peça? E quantas apareceram sem convite? Calcule a proporção e encontrará o grau de previsibilidade que está acostumado a lidar, e que muitas interpreta como sinônimo de autonomia, independência e controle.

Na cultura oriental o histórico samurai – aquele que serve – inicia o seu dia tendo como único objetivo servir ao seu mestre e nunca tem a certeza que viverá até o cair da noite. Vivendo desta forma, a natureza se responsabiliza por todo o resto, e ele aceita sem questionar todos os fatores externos, e leva a si todas as criticas que por ventura surjam.

Um verdadeiro sábio que não aprecia o saque sabe que há algo errado consigo, pois a o saque é um fruto da natureza, e a natureza é perfeita. Tal perfeição pode ser questionável pelo ocidente, mas nem todos os cientistas do ocidente junto seriam capazes de reproduzir um única molécula da natureza tendo em mãos seus elementos, vide Miller e sua atmosfera redutora.

Por estas e outras, posto novamente aqui as palavras de um grande homem, Sr. Pugliese, médico, exímio representante do teatro da vida, grande pensador e construtor de sua época na cidade de Santo André:

"Nós não temos condições de enxergar a nós próprios... Podemos ver o Outro, mas não podemos ver a nós mesmos...então, se quisermos saber a qual altura de nossa caminhada estamos, olhemos ao redor...Olhemos aos amigos, aos parentes, às pessoas com quem nos relacionamos, olhemos ao Outro, porque eles nos dão a exata medida de quem somos, porque nos espelham... "

Um comentário:

  1. Bem disse Caeiro:

    "Porque eu sou do tamanho do que vejo,
    E não do tamanho da minha altura."

    Estou gostando dos textos!

    Beijos,

    Danete

    ResponderExcluir

Antes de comentar, copie sua mensagem para o caso de algum erro ocorrer durante a postagem!

Para evitar erros, clique em "Visualizar" e depois em "Postar comentário"..

Obrigado !