terça-feira, 21 de julho de 2009

Homer? Charles Harper?



Um dia desses meu caro amigo Rafael questionou o fato de eu espelhar minha vida em Homer Simpson e Charles Harper (Two and a Half Man)... Acho que seria uma boa escrever a respeito.

Estes meus dois "ídolos" podem ser definidos pela filosofia aristotélica como seres viciosos, o que significa que não são incontinentes (não desrespeitam as regras), simplesmente nunca param para pensar que as regras existem !

Eu pessoalmente os vejo como bon vivants! E ao invés de seres viciosos eu prefiro encará-los como empíricos – vide Francis Bacon, Hume e Locke.

Para esclarecer mais o assunto, permitam-me falar a respeito dos outros três tipos aristotélicos ao meu ver....

  1. Virtuoso: Todos aqueles que levam a vida em função da bondade e do correto. Quando não são filósofos correm um sério risco de causar o mal as pessoas que os cercam, pois a bondade é relativa. Nunca se esqueçam, quem mudou o mundo não foram os santos, mas os filósofos.
  2. Continente: É nesta categoria que nós normalmente nos encaixamos. Fazemos o correto porque é correto, na visão de alguém de respeito. Cumprimos leis que não compreendemos e nos submetemos a coerção social – vide a sociologia durkheimiana.
  3. Incontinente: São todos aqueles que sabem que estão fazendo algo errado... dispensa mais detalhes da apresentação.
  4. O quarto seria o vicioso, já apresentado em partes, que em resumo seria aquele ser alienado as leis e regras vigentes.

Os 3 primeiros tipos são focos dos incansáveis discursos de Sócrates – Platão (jamais saberemos quais palavras foram de quem), e das incontáveis criticas de Nietzsche.

Em qual categoria vocês preferem pertencer? Ou quais... se é que isso é possível.. (eu acredito que sim...)

2 comentários:

  1. Bem.. eu diria que sou Continente, mas as vezes tenho crises de Incontinente. E acredito que os Virtuosos são os mais perigosos!!!
    Nádia

    ResponderExcluir
  2. Traduzindo em termos psicanalíticos:
    Continente = neurótico
    Incontinente = perverso
    Vicioso = psicótico

    Virtuoso? Acho que não existe em psicanálise.

    Em qual me encaixo? Acho que não me encaixo. Já tentei ser virtuosa, mas depois de concluir que não há certo nem errado, nem bondade nem maldade, decidi apenas tentar ser coerente.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, copie sua mensagem para o caso de algum erro ocorrer durante a postagem!

Para evitar erros, clique em "Visualizar" e depois em "Postar comentário"..

Obrigado !